O objetivo deste blog é a troca de dicas, de idéias, de fotos, de conhecimento e muitas outras coisas relacionadas à vida de um nordestino - orgulhoso de ser nordestino - e que sem esperar se viu de mochila nas costas pelo Brasil e pelo mundo. Essas experiências de vida e de viagens vou dividir com você à partir de agora.



Procure :

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Igarassu, berço de Pernambuco.

Em 22 de abril de 1500, o navegador português Pedro Álvares Cabral tomou posse de Pindorama para o Reino de Portugal; era uma corrida contra o tempo, pois desde o inicio daquele ano , os espanhóis já navegavam por aqui, contrariando o Tratado das Tordesilhas, que em 1494 havia estabelecido serem portuguesas estas terras, independentemente de quem chegasse primeiro, se espanhóis ou portugueses. Por isso, o navegador Pinzon, que aqui esteve em fevereiro de l500, não pode fazê-lo em nome do rei da Espanha exatamente por causa do tal tratado. Embora Portugal tenha tomado posse da terra para garantir o que julgava seu direito (independente de quem já vivesse no local), não tomou nenhuma outra providência além de expedições esporádicas para conhecer , mapear e criar eventuais feitorias ( pouco mais que armazéns) para guardar pau - Brasil e suprimentos, antes do embarque para a Coroa. Mas assim não pensavam franceses, holandeses e ingleses , que ignoraram a primazia portuguesa sobre a descoberta e logo iniciaram, à revelia de Portugal, a exploração dos recursos das novas terras: pau Brasil, especiarias, animais exóticos, etc. Preocupado, Portugal criou em 1532 as Capitanias Hereditárias, dividindo o que seria o Brasil em l5 gigantescos lotes que foram doados a membros de confiança e pertencentes à pequena nobreza da Corte, fato que gerou no Brasil a cultura do latifúndio , da péssima distribuição da renda, da corrupção e do Estado paternalista e predatório , males que infelizmente perduram até hoje. Em 1535 chega à Capitania de Pernambuco o seu primeiro donatário, Duarte Coelho Pereira, que coloca os marcos demarcatórios iniciais e funda a vila de Igarassu, após combater os índios caetés residentes no local escolhido. Em seguida, e também após violentas lutas, Duarte Coelho fundou a vila de Olinda, numa colina espetacular, onde havia outra aldeia caeté. Em 27 de setembro de 1537, o preposto de Duarte Coelho, Afonso Gonçalves, iniciou em Igarassu a construção de uma capela em homenagem aos santos do dia, São Cosme e Damião; é o primeiro templo religioso construído no Brasil e em atividades até hoje. Alguns historiadores consideram ser também esta a data da fundação da Vila da Santa Cruz e dos santos Cosme e Damião de Igarassu.

Um comentário:

  1. Oi Pai,
    O "Persa Brasileiro na Provence" completou três anos em 2010 e como presente de aniversário o blog ganhou um novo visual com páginas onde os assuntos foram distribuídos para facilitar a navegação, detalhes cheios de charme e um logo que é a cara da Provença! Tudo isso com um endereço mais curto e simples: naprovence.com.

    Espero que você goste do resultado como eu e saiba que tudo isso foi feito para que você encontre a informação que procura sobre o sul da França da maneira mais agradável possível. Sugestões e comentários sobre a mudança vão ser muito bem-vindos assim como as suas próximas visitas. Beijos!

    ResponderExcluir